MOAMBA DE GALINHA À MODA DE ANGOLA


Esta receita especial, tem um valor cultural muito grande na minha família. Os meus avós Maternos como Paternos foram para África na década de trinta onde permaneceram ate aos anos setenta, a nossa proximidade a gastronomia angolana é evidente. Todos nós temos uma costela de africano
A moamba de galinha angolana é, tradicionalmente, saboreada nos almoços de domingo, dia reservado para cozinhados mais demorados.

Trata-se de uma espécie de guisado de galinha, com óleo-de-palma, servido com funge (ou pirão), acompanhamento culinário, típico de Angola, feito à base de farinha de milho ou de mandioca. O prato, quando guarnecido com este elemento, também é conhecido como “moamba de galinha a sentada”.
A técnica de “guisar” ou “estufar” os alimentos em água ou vinho é reivindicada pelos europeus. Talvez, devido ao processo de aculturação imposto pela colonização portuguesa, este tipo de estratégia culinária tenha sido implantada no território angolano. Esta explicação é a mais usada para contextualizar a origem da moamba de galinha — já que é estufada em óleo —, mas não há  nada que o comprove. O que verdadeiramente importa é que esta iguaria pertence ao património cultural  e merece ser experimentada e reproduzida.


INGREDIENTES:

  • Óleo de palma
    Azeite q.b.
  • 1 galinha do campo
  • 8 dentes de alho
  • 200 ml de óleo de palma
  • 3 cebolas picadas 
  • 400g de quiabos 
  • 500g de farinha fuba de mandioca(funge) 
  • sal q.b. 
  • 1 lt de água
  • jindungo (Piri-piri)
  • 2 tomates maduros
Quiabos

Farinha de fuba de mandioca (Funge)







PREPARAÇÃO:

Corte o frango em pedaços (peito, coxa, perna, pescoço e as asas) e tempere-os com o alho picado, o jindungo e sal; deixe marinar cerca de uma hora.

Coloque o frango numa panela, com um fio de azeite e deixe que este aloure. Depois, junte um pouco de óleo de palma  e envolva. Assim que tiver misturado tudo muito bem, coloque o  restante óleo de palma.
 
Corte os quiabos ao meio; o tomate em quartos e pique a cebola,  junte-a na panela do frango, com os restantes ingredientes cortados. Acrescente um pouco de água e tempere o caldo com sal a gosto. Deixe que tudo cozinhe em lume brando, para apurar o sabor; 

Preparação da Funge ( farinha de fuba de mandioca)

Pegue noutra panela, adicione água e deixe que esta ferva. Assim que estiver no ponto, junte a farinha de mandioca e mexa até engrossar em lume brando, durante cerca de 15 minutos;

Assim que o frango estiver cozido e molho do mesmo estiver espesso, sirva-o numa taça, acompanhado com a Funge.



      Agradeço à minha mãe Sara o saber fazer e incutir-nos o gosto de bem cozinhar. 








ham, ham, Bom apetite.


Depois comente aqui. 

Comentários

Mensagens populares